PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a presença ou ausência de necrose na epiderme e/ou derme, em:


queimadura de 1º grau - sem necrose e bolhas na epiderme; queimadura de 2º grau - com necrose na derme; queimadura de 3º grau - com necrose da derme e da hipoderme.


queimadura de 1º grau - com necrose da epiderme; queimadura de 2º grau - sem necrose e bolhas na epiderme; queimadura de 3º grau - sem necrose da epiderme e da derme.


queimadura de 1º grau - sem necrose da epiderme; queimadura de 2º grau - com necrose e bolhas na epiderme; queimadura de 3º grau - com necrose da epiderme e da derme.


queimadura de 1º grau - sem necrose da epiderme; queimadura de 2º grau - sem necrose e bolhas na epiderme; queimadura de 3º grau - sem necrose da epiderme e da derme.


queimadura de 1º grau - sem necrose da epiderme; queimadura de 2º grau - com necrose da epiderme e da derme; com necrose e bolhas na epiderme; queimadura de 3º grau - com necrose e bolhas na hipoderme.

Analise a frase a seguir, substituindo os números 2 pelas palavras corretas.

Os linfonodos são pequenos e localizados no trajeto dos _______1________ (axila, pescoço,inguinais), filtram a linfa, removem vírus, bactérias, células mortas, além de estarem associados à maturação de _______2_______ T e B.

Assinale a alternativa CORRETA.


1: capilares; 2: monócitos.


1: vasos linfáticos; 2: monócitos.


1: capilares; 2: linfócitos.


1: vasos linfáticos; 2: linfócitos.


1: vasos sanguíneos; 2: linfócitos.

Analise a frase a seguir, substituindo os números 1 a 3 pelas palavras corretas.

A reação em cadeia da polimerase (PCR) é um método em que podemos copiar e ampliar sequências específicas de _______1________. Utilizado em biologia molecular. Baseia-se na utilização de sequências de ________2________ complementares às sequências nas extremidades do ________3_______ a ser ampliado.

Assinale a alternativa CORRETA.


1: RNA; 2: aminoácidos; 3: RNA


1: RNA; 2: oligonucleotideos; 3: DNA


1: DNA; 2: aminoácidos; 3: DNA


1: DNA; 2: oligonucleotideos; 3: RNA


1: DNA; 2: oligonucleotideos; 3: DNA

Primeiramente, leia o texto abaixo.

[...] são considerados fagócitos profissionais, isto é, células cuja função primária é a de fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou microrganismos. Há outros tipos de células que eventualmente podem fagocitar e que não são portanto fagócitos profissionais. Atualmente se sabe que além de fagocitar, apresentam uma enorme importância no desenrolar da resposta imunitária produzindo e secretando um grande número de moléculas que, entre outras funções:

  - atraem outras células para um local em que esteja ocorrendo uma reação inflamatória;

  - regulam o funcionamento de células envolvidas na resposta imunitária;

  - podem induzir a produção aumentada de células envolvidas em uma resposta inflamatória e/ou imunitária.

Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/mol/4-17macrofago1.html. Acesso em: 27 mar.2017.

A partir das informações do texto, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa CORRETA

São originadas a partir dos monócitos que migraram para o tecido conjuntivo. São bastante importantes, participando da imunidade inata por meio da fagocitose e destruição de microrganismos invasores. Participam da apresentação do invasor, necessária para a ativação da resposta imune adaptativa, além de serem responsáveis pela limpeza de tecidos necrosados, remoção de restos celulares, entre outros. Possuem formato ameboide por estarem constantemente emitindo pseudópodes.


Linfócitos T.


Basófilos.


Mastócitos.


Macrófagos.


Linfócitos B.

Leia o texto a seguir.

É uma célula que participa da reação inflamatória secretando para a matriz várias das moléculas acumuladas no seu citoplasma, como por exemplo a histamina. Apresenta forma ovalada, tem um núcleo central e uma grande quantidade de grânulos no citoplasma. Localiza-se preferencialmente próximo de vasos sanguíneos. Geralmente é reconhecido pelos seus grânulos. Devido ao conteúdo dos grânulos estes não se coram bem por hematoxilina e eosina e, portanto, não é facilmente reconhecido em cortes corados por estes corantes.

Por outro lado, os grânulos podem ser bem evidenciados por corantes que demonstram fibras elásticas e corantes que coram proteoglicanas e glicosaminoglicanas, pois estas estão presentes em grande quantidade nos seus grânulos. Dois exemplos destes corantes são o azul de toluidina e o Alcyan blue. Devido ao arranjo especial das moléculas nos grânulos certos corantes como o azul de toluidina coram estruturas celulares ou extracelulares de uma outra cor, em vez da coloração que seria esperada. No caso do azul de toluidina, em vez da coloração azul as estruturas se coram em violeta. Esta propriedade de coloração por uma cor diferente é denominada metacromasia.

Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/mol/4-16mastocito1.html. Acesso em: 07 fev.2017.

A partir das informações do texto, analise o questionamento abaixo e assinale a alternativa CORRETA

Células que armazenam substâncias da inflamação, como histamina e heparina, participando assim das reações alérgicas e de hipersensibilidade, como, por exemplo, na asma, picada de insetos, reação à penicilina etc.


Linfócitos T.


Mastócitos.


Macrófagos.


Linfócitos B.


Neutrófilos.

Leia atentamente o texto a seguir.

A defesa diante dos agentes agressores

O sistema imunológico, assim como o sistema nervoso e o sistema endócrino, participa da manutenção da homeostase. No entanto, cada um desses sistemas tem suas funções específicas. Para auxiliar a manutenção do equilíbrio do organismo, o sistema imunológico é responsável pela defesa diante de uma agressão.

Considerando as informações do texto e os estudos sobre a defesa diante dos agentes agressores, analise as assertivas abaixo.

I)  Na Resposta Imune Humoral ocorre a participação dos anticorpos específicos, produzidos a partir da ativação dos linfócitos B.

II) Os anticorpos (Ac) ou imunoglobulinas (Ig) são grupo de proteínas, produzidas pelos linfócitos B, nos órgãos linfoides e medula óssea, em resposta a um estímulo antigênico.

III) O antígeno (Ag) é qualquer substância que, quando introduzida em um indivíduo imunocompetente (que não tem deficiência no sistema de defesa do organismo), é capaz de induzir resposta imune específica.

É CORRETO o que se afirma em:


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


III, apenas.

Analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)  Segundo Guidugli-Neto (1997), granuloma pode ser definido como: "hiperplasia focal, avascular, do sistema mononuclear macrofágico, como resposta a agentes agressores de baixa virulência". 

II) As principais células que participam da formação do granuloma, além dos macrófagos, são os linfócitos, ocasionalmente, na dependência do agente lesivo, plasmócitos e eosinófilos.

III)As células gigantes de Langhans aparecem nos granulomas epitelioides, formadas contra agentes imunogênicos (tuberculose) e, estruturalmente, consistem em uma célula grande com os núcleos ao redor na periferia do citoplasma da célula.

É CORRETO o que se afirma em:


I e II, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.

Leia atentamente as informações a seguir.

Testes ou imunoensaios

Os testes ou imunoensaios são técnicas desenvolvidas a fim de detectar e quantificar antígenos e anticorpos, ou outras substâncias antigênicas. Nas últimas décadas houve grande avanço no diagnóstico sorológico, que se tornaram mais rápidos, simples de serem realizados e cada vez mais específicos. Considerando essas técnicas, responda ao questionamento a seguir: 

Qual o método utilizado para quantificação de antígeno imobilizado em superfície sólida pelo uso de anticorpo específico ligado a uma enzima de maneira covalente?


Reação em cadeia da polimerase (PCR).


Nefelometria.


Ensaio imunosorbente ligado à enzima (ELISA).


Imunodifusão.


Imunoeletroforese.

Primeiramente, leia o texto abaixo.

Sistema imunológico

sistema imunológico é um complexo de sistemas diferentes que funcionam de maneira coordenada para defender o organismo de infecções. Esse mecanismo de defesa é composto por inúmeros órgãos. São múltiplos órgãos: gânglios linfáticos, medula óssea – onde são produzidos os leucócitos - glóbulos brancos, fígado, baço e outros onde existem representantes locais do sistema imune, como o cérebro. Em cada órgão existem células com funções diversas: umas reconhecem que existem patógenos (bactérias, fungos e vírus, por exemplo), outras fazem a resposta contra os mesmos.

Fonte: Disponível em: http://www.saudedica.com.br/os-10-alimentos-que-fortalecem-o-sistema-imunologico/. Acesso em: 06 fev.2017.

Considerando o texto acima e o questionamento a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

Proteína plasmática secretada pelas células B que media a imunidade humoral se ligando aos antígenos e desencadeando mecanismos efetores que os eliminam.


Hemácia.


Plaqueta.


Hormônio.


Anticorpo.


Eosina.

Leia o texto abaixo. Analise-o, e depois correlacione as informações do texto com o questionamento a seguir.

A Citologia foi consagrada por George Papanicolaou que iniciou suas pesquisas sobre citologia esfoliativa em 1917, tendo estabelecido, em 1928, a citologia diagnóstica e o diagnóstico de carcinoma uterino a partir da secreção vaginal de mulheres, constituindo-se em um importante meio de diagnóstico de neoplasias e de detecção de agentes infecciosos e/ou parasitários. Seu emprego mais comum é o popularmente chamado de "exame preventivo" ou "Papanicolaou", que visa à detecção de formas iniciais do câncer e de lesões pré-cancerosas do colo uterino.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questionamento: estudo de células que são raspadas ou que descamam naturalmente de uma superfície. Compreende a citologia cérvico-vaginal e a citologia de líquidos (cavidades, lavados, urina) e escarro.


Hibridação molecular.


Citologia aspirativa.


Ultrassonografia.


Citologia esfoliativa.


Anatomopatologia.

Páginas: 123456